Wilson Witzel anuncia pré-candidatura ao governo do Rio

Sem partido, ex-governador diz estar mais experiente e mais cauteloso


Por: Redação

Publicado em: 10/02/2026

Witzel mandou confeccionar faixa de governador em 2019.

Foto: Reprodução

O ex-governador do Rio, Wilson Witzel (sem partido), anunciou sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Rio em vídeo nas redes sociais, afirmando estar "mais experiente e mais cauteloso". Ele foi o primeiro governador do estado a sofrer impeachment desde a ditadura militar, acusado de fraudes na compra de equipamentos durante a pandemia, o que o tornou inelegível por cinco anos.


No vídeo, Witzel afirmou ter enfrentado um linchamento público e diz merecer uma nova chance. Ele explicou que vivenciou as distorções do sistema político e que, apesar de ter sido afastado sem condenação, manteve sua defesa dentro da legalidade.


— Muitas pessoas me perguntam por que a população do Rio de Janeiro deveria dar uma nova chance. Respondo que vivi na prática os limites e as distorções do sistema político e administrativo desse Estado. Passei pelo maior processo de linchamento público da História do nosso estado. Fui afastado antes de qualquer condenação definitiva e sem nenhum direito de defesa. Enfrentei um processo duro e, ainda assim, mantive a minha defesa dentro da legalidade, acreditando na justiça — afirmou.


Agora, com uma compreensão "mais profunda" do poder, ele destaca que é preciso "menos improviso, mais método" e "menos discurso, mais governança". Afastado em 2020 e cassado no ano seguinte, Witzel pretende anunciar sua filiação a um partido de centro-direita entre o fim de março e o início de abril.