VÍDEO: Bateria de celular explode durante manutenção no Paraná

Apesar do susto, técnico não teve ferimentos. Ele explica sinais que aparelhos podem apresentar e o que deve ser feito para prevenir a explosão.




Por: Izabelly Fernandes, g1 PR e RPC Ponta Grossa — Maringá

Publicado em: 28/02/2025

Bateria de celular explode enquanto passava por manutenção no Paraná

A bateria de um celular explodiu enquanto passava por manutenção em uma assistência técnica de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na terça-feira (25).


Nas imagens registradas pela câmera de segurança do local, é possível ver uma fumaça saindo do aparelho, que é levado para fora do cômodo e explode. Assista ao vídeo acima.


O técnico e proprietário da loja, Jonathan Eidam de Lima, é quem estava realizando a manutenção no aparelho. Apesar do susto, ele não se feriu.


Ele conta que o cliente levou o celular para a assistência, reclamando que o aparelho não ligava, ficava apenas reiniciando e só funcionava na tomada.


"Ele deixou o aparelho para avaliação, fizemos os testes e foi constatado que era problema com a bateria que estava começando a estufar. O cliente autorizou a substituição da bateria. Ao começar o trabalho, a mesma veio a soltar uma fumaça branca, com gases. Nesse momento devemos se livrar dela o quanto antes. Por questão de segundos, ela vem a explodir, e foi o que aconteceu ", explica Jonathan ao g1.


O fogo foi contido rapidamente e o aparelho foi salvo. No entanto, a bateria ficou completamente destruída.


Orientações


O técnico explica que esse problema pode ser causado pelo tempo de uso, sobrecarga, temperaturas excessivas ou por ter sido furada em manutenções anteriores. Jonathan também orienta que, para prevenir explosões, é necessário estar atento a alguns sinais, como:


  • Podem aparecer manchas brancas na tela;
  • A tampa traseira e a tela podem começar a descolar
  • Podem ocorrer desligamentos repentinos;
  • Bateria pode começar a descarregar muito rápido.


Caso alguns desses problemas aconteçam, Jonathan diz que a orientação é levar o aparelho em uma assistência para que a bateria passe por testes.

Bateria ficou completamente destruída após a explosão. — Foto: Jonathan Eidam