Tarifa social de energia: Light busca cadastrar 565 mil famílias e atualizar dados de 168 mil
Veja como fazer procedimento para garantir desconto de até 65% na conta de luz. Benefício é concedido pelo governo federal
Por: Extra
Publicado em: 23/01/2025

No verão, conta de luz aumenta e abatimento é ainda mais importante — Foto: Light/Divulgação
A Light busca identificar 565 mil famílias que têm o direito, mas não usufruem da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), além de atualizar os cadastros de 168 mil já favorecidos que correm o risco de perder o desconto no Estado do Rio. O benefício chega a 65% de desconto na conta de energia e é concedido pelo governo federal a famílias de baixa renda. Atualmente, quase um milhão de clientes da Light utilizam a tarifa social.
Em 2024, a empresa registrou 398.528 mil famílias na modalidade. Para solicitar o benefício, o cliente deve reunir NIS ou BPC, CPF, documento de identificação oficial com foto e número da instalação, que aparece na conta de energia. Depois, é necessário entrar em contato com a empresa por meio da Agência Virtual (aqui), por meio do WhatsApp (21) 99981-6059 ou pelo 0800-021-0196.
Vale lembrar que o benefício é direito do morador da residência, desde que atenda aos requisitos, e não apenas do titular da conta de luz. Ou seja, mesmo que a conta esteja em nome do proprietário de um imóvel alugado, o benefício pode ser concedido para o morador.
Têm direito ao benefício:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa
- Beneficiários do BPC
- Famílias com renda mensal de até três salários mínimos que possuam em sua residência uma pessoa com doença ou deficiência que necessite do uso contínuo de equipamentos elétricos, desde que também estejam inscritas no CadÚnico
Segundo a Light, para alcançar estas pessoas, são feitos esforços contínuos, buscando ativamente clientes de baixa renda que tenham Número de Identificação Social (NIS) ou recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e se enquadram nos critérios da TSEE. O cliente que se inscrever na Tarifa Social não perde o direito a outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal.
A empresa também faz busca ativa para a atualização dos dados cadastrais de quem já recebe o benefício. Os favorecidos podem ainda checar se todas as informações estão corretas no CadÚnico, aqui.