São João de Meriti tem dois casos de sarampo confirmados
O diagnóstico da doença foi feito em duas crianças da mesma família, que já se recuperaram e passam bem
Por: O Dia
Publicado em: 15/03/2025
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, nesta sexta-feira (14), dois casos de sarampo no município de São João de Meriti.
A doença foi diagnosticada em duas crianças da mesma família. Elas haviam sido atendidas no dia 2 de março em uma unidade de pronto atendimento do município e depois transferidas para um hospital da rede federal.
Depois de realizados os exames, as amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e pela Fiocruz, que confirmaram o diagnóstico.
No entanto, ambas as crianças já receberam alta médica na quinta-feira (13) e passam bem, informou a secretaria.
Depois da notificação do caso suspeito pelo município, as equipes de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e de Imunização da SES-RJ fizeram uma visita para orientar os técnicos da vigilância epidemiológica municipal que adotaram diversas ações de prevenção.
Entre elas, estão a vacinação dos profissionais de saúde da unidade em que os casos foram detectados e busca ativa por casos suspeitos na região.
"Orientamos o município a realizar levantamento de todos os pacientes que foram atendidos no período em que as crianças permaneceram na unidade", disse Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde.
O objetivo, de acordo com o secretário, é identificar eventuais quadros semelhantes. Os profissionais também devem verificar o esquema vacinal dos familiares e pacientes. Segundo ele, não há registro de outros casos suspeitos até o momento.
Todos os cidadãos podem contribuir com o combate ao sarampo. Para isso, a SES indica manter a caderneta de vacinação dos filhos em dia e procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas compatíveis como: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo. Vale lembrar que o calendário vacinal é obrigatório e previne contra uma série de doenças.
Caso isolado em Itaboraí
Em 27 de fevereiro, a SES-RJ já havia confirmado um caso isolado de sarampo, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio. O caso, notificado como suspeito em outubro de 2024, era de uma criança de seis anos, que também já se recuperou. A origem da infecção não pôde ser identificada. De acordo com os técnicos da vigilância estadual, o diagnósticos de Itaboraí e os mais recentes não têm relação entre si, de acordo com os técnicos da vigilância estadual.
Em 2025, até o momento, foram notificados 30 casos suspeitos da doença. Dois deles foram confirmados, dez foram descartados e 18 seguem em investigação laboratorial.
Quem pode ser vacinado?
O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde prevê duas doses: a primeira aos 12 meses de idade, com a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda aos 15 meses, com a Tetra Viral (que inclui varicela).
Quem tem de 1 a 29 anos deve ter duas doses da Tríplice Viral, enquanto adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose. Profissionais de saúde precisam comprovar duas doses independentemente da idade. Em situações de surto, crianças de 6 a 11 meses podem receber uma dose extra, chamada ‘dose zero’.