Sem luz há dias, abrigo de animais em Oswaldo Cruz perde estoque de vacinas e alimentos
Responsável pela Casa Angelus desabafa e relata situação de emergência: 'Temos animais doentes que precisam de ventilador ligado 24 horas por dia'
Por: O Dia
Publicado em: 14/03/2025
Rio - O abrigo de animais Casa Angelus, localizado em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, está sem energia elétrica desde a última segunda-feira (10). Cinco dias após a interrupção, o local segue sofrendo com a perda de medicações que estavam refrigeradas, alimentos, entre outros transtornos.
“Nós temos animais doentes que precisam de ventilador ligado 24 horas por dia, e esses animais estão há cinco dias sem”, desabafa Luciana Viana, responsável pelo abrigo. Segundo ela, todas as vacinas e soros destinados aos bichinhos foram jogados fora, além da comida separada para os funcionários do local.
Procurada pela reportagem, a Light informou que esteve no local na manhã desta sexta (14), porém a normalização depende de reparos internos, que devem ser feitos pelo cliente antes da companhia atuar.
No entanto, Luciana afirma que não tem recursos para custear o conserto. “Infelizmente, vou continuar sem luz porque eu não tenho recurso para isso. Nem para eletricista, nem para mão de obra, nem para material”, lamenta a responsável.
A falta de energia foi gerada por um caminhão que rompeu a fiação elétrica da rua e danificou o relógio do estabelecimento.
O abrigo, que funciona dentro da casa de Luciana, passa por dificuldades financeiras. O estoque de ração está em baixa e a instituição depende exclusivamente de doação. “A gente faz rifa, faz campanha e sobrevive com doação. E, de uns meses para cá, está cada vez pior. Está cada vez diminuindo mais ainda”, desabafa.
A responsável pelo abrigo revela que já entrou com uma ação judicial contra a Light, mas vai ter que abrir outra, devido ao incidente com o relógio. “Eu tenho que arrumar um eletricista para depois entrar com a ação contra a Light de novo, para eles virem resolver o que não resolveram em cinco dias”, conclui.
Como ajudar
Qualquer pessoa pode doar através do Pix: 014.142.767-10. Para combinar entrega de recursos, basta adicionar o número 21 97692-7321 e entrar em contato com Luciana Viana.