Seis homens são presos com uniformes da Light durante furto de cabos no Rio; veja vídeo
O grupo usava até veículos disfarçados com logomarca da empresa. Um policial militar estava envolvido no esquema, atuando como segurança enquanto o crime era cometido.
Por: Anna Luiza Barreto - CBN
Publicado em: 08/01/2025

Quadrilha presa com uniformes da Light durante furto de cabos no Rio. — Foto: Reprodução/ Polícia Civil
Seis homens foram presos, na madrugada desta quarta-feira, com uniformes da Light enquanto furtavam cabos subterrâneos no Centro do Rio. O grupo usava até veículos disfarçados com logomarca da empresa e apresentava ordens de serviço falsas para não levantar suspeitas. Um policial militar estava envolvido no esquema, atuando como segurança enquanto o crime era cometido.
De acordo com a Light, os cabos furtados eram responsáveis por fornecer energia a pontos essenciais da cidade, como o Tribunal de Justiça e hospitais. A Polícia Civil informou que monitorava a quadrilha há meses e que, no momento da abordagem, um dos integrantes foi flagrado saindo de um bueiro com cabos que tinha acabado de furtar. Nos carros usados pelos criminosos, os policiais encontraram cerca de 800 quilos de fios de cobre.

Ladrões de cabos são presos em flagrante — Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo as investigações, o grupo atuava desde 2019 e contava com um PM para fingir que toda a ação era realmente da Light. Um dos integrantes já respondia em liberdade por furto.
Os seis presos, incluindo o policial militar, foram autuados por furto qualificado e associação criminosa. A Polícia Civil afirmou que as investigações continuam para identificar compradores do material furtado, além de outros integrantes da quadrilha.
Em nota, a Light disse que colaborou com as investigações e que o uniforme era usado de forma ilícita. De janeiro a novembro de 2024, a Light registrou um prejuízo superior a R$ 7 milhões com furto de cerca de 45 mil metros de cabos.
Seis homens são presos com uniformes da Light durante furto de cabos no Rio.
Vídeo: Divulgação/ Polícia Civil