Rio tem mobilização para vacinar contra o sarampo após casos confirmados na Baixada Fluminense

Crianças de uma mesma família de São João de Meriti foram diagnosticadas neste mês, mas já passam bem


Por: Extra

Publicado em: 24/03/2025

Vacinação na prefeitura do Rio — Foto: Edu Kapps / SMS / Divulgação

O Rio terá, a partir de hoje, uma mobilização para a vacinação contra o sarampo. A medida foi tomada após dois casos da doença, erradicada no país, serem confirmados em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A prefeitura montará postos de imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Terminal Gentileza e no Aeroporto Santos Dumont. Na Central do Brasil, a imunização será feita na terça e na quinta-feira, no mesmo horário. Também é possível encontrar a vacina em todas as Clínicas da Família e nos Super Centros Municipais de Saúde em Botafogo e Campo Grande.


É preciso se vacinar contra a doença crianças a partir de 12 meses a adultos até 59 anos. Quem tem mais de 30 anos precisa receber somente uma dose, enquanto os mais jovens necessitam de um reforço após 1 mês.


— Pode tomar ao longo de toda vida se você não lembra da sua situação vacinal. Procure se vacinar e se proteger. Sarampo é uma doença que pode internar, pode agravar, é uma doença que circula em muitos países do mundo, e a gente não quer ter de volta aqui no Rio de Janeiro — disse o secretário de Saúde da cidade do Rio, Daniel Soranz.


O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode acometer pessoas em qualquer faixa etária. Sua transmissão pode acontecer por contato direto pessoa a pessoa, por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar.



Em 14 de março, a Secretaria Estadual de Saúde enviou um alerta que havia confirmado dois casos da doença em São João de Meriti. São duas crianças da mesma família que já tiveram alta médica. Segundo as autoridades sanitárias, elas não haviam sido vacinadas com a tríplice viral, que também imuniza contra a rubéola e caxumba.