Procurado é preso por reconhecimento facial em Caxias
Município vai instalar mais câmeras de monitoramento
Por: Redação
Publicado em: 04/09/2025
As câmeras de monitoramento com reconhecimento facial instaladas nas ruas e avenidas de Duque de Caxias ajudaram a polícia a prender homem com mandado de prisão. Na tarde dessa terça-feira, 02/08, policiais militares que atuam no programa Caxias Presente prenderam G. do N. F. M, condenado há 21 anos de prisão por homicídio, no Centro do município.
Os PMs, acionados pelos agentes que trabalham no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense, CISPBAF, foram alertados pelo sistema de reconhecimento facial. Gustavo estava no calçadão da Praça do Relógio e foi flagrado em dois momentos, pela manhã e à tarde. Ao ser abordado pelos PMs, próximo à cabine da Polícia Militar, o procurado não resistiu à prisão e foi levado para a delegacia de Duque de Caxias, 59 DP.
O prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, tem investido em segurança, entregando viaturas e equipamentos para o Batalhão de Duque de Caxias, 15º BPM, a fim de combater a criminalidade. Com o Programa Patrulha da Madrugada, reforça-se o policiamento e, com o Caxias Livre, retiram-se barricadas que foram colocadas por criminosos nas ruas e que impedem a livre circulação veículos. A vigilância eletrônica que já tem ajudado a prender procurados e a combater delitos de menor potencial ofensivo, como o furto de grades de proteção, também vai aumentar com a instalação de mil câmeras com reconhecimento facial e de placas de veículos.
Além disso, o prefeito Netinho Reis realizou o concurso para a Guarda Civil Municipal Armada, abrindo vagas para mais 500 guardas municipais que vão reforçar a segurança do município.