Pipas deixam mais de 34 mil famílias sem energia em Petrópolis e Teresópolis em 2025
Incidentes na rede elétrica cresceram 8% no estado, segundo a Enel Rio; concessionária alerta para riscos do uso de linha chilena e reforça orientações de segurança.
Por: G1
Publicado em: 09/02/2026
Mais de 34 mil clientes de Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, ficaram sem energia ao longo de 2025 por causa de pipas que atingiram a rede elétrica, segundo a Enel Rio. Em todo o estado, foram registrados 1.881 incidentes desse tipo, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Segundo a concessionária, os meses de férias escolares concentram a maior parte das ocorrências. Janeiro, fevereiro e julho responderam por 31,3% de todos os casos registrados em 2025.
Em Petrópolis, houve 92 ocorrências envolvendo pipas, que afetaram quase 20 mil consumidores. Já em Teresópolis, foram 30 registros, deixando 14.837 clientes sem fornecimento de energia.
Para reduzir os impactos, a Enel informou que utiliza sistemas de automação que permitem realizar manobras remotas na rede em parte das situações.
Mesmo assim, muitos casos exigem o deslocamento de equipes para atendimento em campo, o que pode aumentar o tempo de restabelecimento do serviço, principalmente quando há necessidade de substituição de cabos danificados.
A empresa também alertou para o crescimento do uso da chamada linha chilena, material com poder de corte até quatro vezes maior que o cerol tradicional. Além de provocar danos à rede elétrica, esse tipo de linha aumenta o risco de acidentes graves com pedestres e motociclistas.
“Realizamos ações permanentes para alertar sobre os riscos de soltar pipas perto da rede elétrica. É importante que pais e responsáveis orientem crianças e adolescentes para evitar acidentes. Além do perigo de choque elétrico, as pipas podem provocar falta de energia e prejudicar muitos clientes”, afirmou o gerente do Centro de Operações do Sistema da Enel Rio, Fábio Damasceno.
A orientação da concessionária é soltar pipas apenas em áreas abertas e distantes da fiação elétrica. Em caso de cabos partidos ou pipas presas nos fios, a recomendação é manter distância e acionar a empresa pelos canais oficiais.

