Xerém x Barra da Tijuca: anunciada no ano passado, nova linha de ônibus irá para as ruas nesta semana, promete Estado

Apesar de ônibus da TREL terem sido usadas no anúncio do serviço, a operação será da Transportes Santo Antônio e da Viação Vera Cruz, mesmas que atendem o serviço Caxias x Barra





Por: João Vitor Costa - Extra

Publicado em: 14/01/2025

Linha 417T (Xerém x Barra da Tijuca) deve começar a circular nesta semana — Foto: Divulgação / Detro-RJ / 23-12-2024

Ex-prefeito de Duque de Caxias e atualmente secretário estadual de Transportes, Washington Reis anunciou em dezembro que, ainda em 2024, uma nova linha intermunicipal de ônibus seria implementada. Ligando Xerém — distrito de Caxias — à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, o serviço, no entanto, virou o ano sem sair do papel. A promessa agora é que, nesta semana, essa operação seja iniciada, informa o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ).


Ao todo, serão seis coletivos de modelo urbano (com duas portas) e equipados com ar-condicionado prestando o serviço. Conforme já havia sido anunciado, a tarifa da nova linha, que recebeu a numeração "417T", será de R$ 13,10. O seu trajeto englobará a Rodovia Washington Luiz, além das linhas Amarela e Vermelha, assim como a Avenida Ayrton Senna.


Quem acompanhou o anúncio só irá notar uma diferença ao ver a linha implementada: apesar de ônibus da Transturismo Rei Ltda (TREL) terem exibido em seus letreiros o novo trajeto (Xerém - Barra) durante o anúncio de Washington Reis, as operadoras do novo serviço serão a Viação Vera Cruz e a Transportes Santo Antônio, também responsáveis pelo trajeto entre o Centro de Caxias e a Barra da Tijuca (415T).


"Os ônibus são 0 KM, modernos e prontos para operação ainda este ano (2024), trazendo mais conforto e eficiência para quem precisa se deslocar entre a Baixada e a Barra", escreveu Washington Reis na ocasião, em publicação do Instagram que tinha, ao fundo, os ônibus da TREL. A escolha da empresa para a divulgação, mesmo sem ser a escolhida para operar a linha, não foi explicada pelo estado.


Documentos obtidos pelo EXTRA mostram que a Santo Antônio foi convocada, inicialmente, para operar o novo trajeto como um serviço experimental. A empresa, no entanto, enviou um ofício ao Detro-RJ em 23 de dezembro pedindo que a linha fosse considerada "complementar à 415T" (Caxias x Barra). A mudança na classificação, na prática, permitiria que o serviço Xerém x Barra passasse "a integrar o contrato de concessão em vigor" — renovado em 2022, que permite a operação por mais 15 anos da 415T— que teve R$ 18 milhões pagos na outorga, reforça o texto.


Entre os argumentos do documento, assinado por representantes da Santo Antônio e da Vera Cruz, está a disposição para "iniciar imediatamente sua operação, com veículos novos, tanto quantos necessários para cumprir a oferta de horários".


Em 30 de dezembro, documento assinado pelo diretor técnico do Detro Ricardo Bezerra de Melo menciona análise da coordenadoria técnica do órgão estadual, que admite "a procedência da solicitação", reconhecendo a alteração na classificação da linha, como complementar, conforme pedido pelas suas operadoras.

Xerém x Barra: operadoras da linha 415T (Caxias x Barra) pediram que novo serviço fosse classificado como complementar ao já existente, para fazer parte do contrato renovado por 15 anos — Foto: Divulgação / Detro-RJ / 23-12-2024