Mulher morre durante procedimento estético em clínica no Centro de São Gonçalo

Segundo a Polícia Civil, Amanda da Silva Barros, de 30 anos, estava fazendo a aplicação de um balão intragástrico





Por: Extra

Publicado em: 11/01/2025

O caso está sendo investigado pela 72ª DP (São Gonçalo) — Foto: Agência O Globo

Uma mulher morreu nesta quinta-feira, durante um procedimento estético na Clínica Endoscorpos, no Centro de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Segundo a Polícia Civil, Amanda da Silva Barros, de 30 anos, estava fazendo a aplicação de um balão intragástrico. O caso está sendo investigado pela 72ª DP (São Gonçalo).


Segundo o delegado titular, Fabio Luiz Souza, a médica, o anestesista e toda a equipe da clínica foram ouvidos. Além deles, o marido da Amanda também já foi ouvido pela polícia.


Houve perícia no local e ainda será feita uma perícia no corpo da vítima. Em nota, Polícia Civil disse que “as diligências estão em andamento para apurar o ocorrido”.


Em nota, a Clínica afirmou que "está prestando toda a assistência necessária à família, oferecendo apoio e cuidados durante esse momento delicado". Confira a nota na íntegra:


"Informamos que a clínica tem colaborado ativamente com as autoridades competentes, prestando os devidos depoimentos na sede policial, para que a apuração dos fatos se dê de forma justa e transparente.

A Clinica reitera seu compromisso com a ética, a segurança e o bem-estar de todos os seus pacientes, e seguirá acompanhando as investigações para que todas as circunstâncias sejam devidamente esclarecidas.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional e agradecemos a compreensão de todos neste momento".


O que é balão intragástrico?


No site da clínica, o procedimento de balão intragástrico está descrito como um procedimento minimamente invasivo: “É um balão de silicone inserido via endoscopia. É considerado um procedimento minimamente invasivo, sem cirurgia. O balão preenche uma parte do estômago, auxiliando no controle nutricional, aumentando e prolongando a saciedade”.


O procedimento indicado para “pacientes com sobrepeso que não querem se submeter a um procedimento cirúrgico, como a bariátrica”.


“O procedimento é realizado por via endoscópica por um médico endoscopista. A sedação ou anestesia deve ser sempre realizada pelo médico anestesista. Após a introdução, o balão é insuflado com 500 a 700ml de soro fisiológico e azul de metileno. É seguro, ambulatorial, de fácil colocação e retirada. Não necessita de internação”, descreve como é realizado. Destacando ainda ser indicado para “pacientes que apresentam indicação de cirurgia bariátrica, mas que precisam diminuir o risco da anestesia e cirurgia”.