Palácio Guanabara vira palco de concerto de violino em programação especial de Natal

Orquestra de crianças e adolescentes se apresentou nas escadarias da sede do Governo do Estado


Por: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Publicado em: 23/12/2024

Nas escadarias do palácio Guanabara, crianças desde os 4 anos até adolescentes de 18, da Orquestra de Violino Rio, apresentaram um concerto de violino à população.

Foto: Rafael Campos

As escadarias do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram palco de um momento mágico na noite de quinta-feira (19/12). Crianças desde os 4 anos até adolescentes de 18, da Orquestra de Violino Rio, apresentaram um concerto de violino à população. A apresentação, que foi preparada pela Abellie Produções e Eventos, ocorreu diante de cenário com mais de 350 mil lâmpadas de LED. No mesmo espaço, o público pode admirar uma árvore de Natal interativa acessível - projetada para proporcionar uma experiência sensorial e inclusiva, com elementos que estimulam o tato e a audição, para que pessoas com deficiência sejam de fato incluídos na celebração.


- As escadarias do Palácio Guanabara são um espaço aberto muito apropriado para esse tipo de evento voltado ao público – comentou a violinista e professora do grupo, Suray Soren.


Os pequenos músicos estavam empolgados com a apresentação na sede do Governo do Rio. Entre eles, Maria Isabel Negreiros Finotti, de 9 anos, moradora de Laranjeiras:


- Foi muito divertido. A gente toca com as luzes em volta. Achei tudo muito lindo - disse.


Já o adolescente Antonio Gide, de 17 anos, morador do Catete, celebrava o fato de ter a oportunidade de tocar para quem passava pela rua.


- Acho que essa é uma experiência muito importante, bem diferente de tocar em um lugar fechado. Fiquei muito feliz em poder participar deste evento – ressaltou o adolescente.


Além do Palácio Guanabara, a Rua Pinheiro Machado também segue iluminada até o dia 6 de janeiro. O projeto Luzes da Guanabara é realizado com patrocínio da Light, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado. A iniciativa, além de incentivar o espírito de união, também ajuda a valorizar a cultura e o turismo na cidade.