Operação mira quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos

O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão no Rio e em Santa Catarina



Por: O Dia

Publicado em: 04/02/2025

Agentes cumprem mandados de busca e apreensão no RJ e em Santa Catarina

Reprodução

A Polícia Civil do Rio, com apoio de agentes do estado de Santa Catarina, realiza uma operação, nesta terça-feira (4), contra dois integrantes de uma quadrilha envolvida em tentativas de furtos a caixas eletrônicos. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão nos dois estados. Até o momento, dentre os materiais apreendidos estão diversas ferramentas possivelmente utilizadas nos arrombamentos.

De acordo com investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a quadrilha é especializada em realizar os furtos com o uso de maçaricos e explosivos, e conta com narcotraficantes locais para dar o suporte logístico. Até o momento, dois suspeitos foram identificados.

Um dos criminosos, conhecido como Vargas, é de Joinville, em Santa Catarina, e se desloca para o Rio por conta de seu conhecimento técnico para a prática dos crimes. Ele costuma ficar abrigado em comunidades dominadas pelo tráfico, sempre próximas de onde pretende cometer os furtos. Já o outro, identificado como Eduardo, é de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. 


A DRF investiga pelo menos dois casos com envolvimento da quadrilha, sendo um no Engenho da Rainha e outro em Quintino, ambos em 2024. Nas duas ocorrências, os criminosos não conseguiram pegar os valores armazenados nos caixas eletrônicos.

Com o cumprimento dos mandados, os agentes pretendem reunir mais evidências contra os autores, além de identificar os demais integrantes do grupo.


Relembre os crimes


Em outubro do ano passado, um caixa eletrônico foi violado por criminosos durante uma tentativa de roubo no Engenho da Rainha, na Zona Norte. O equipamento estava dentro de uma farmácia.

Na ocasião, a PM informou que agentes do 3º BPM foram acionados para a ocorrência na Rua Engenho do Mato. No local, a equipe encontrou o caixa danificado e isolaram a área para a realização da perícia. O grupo utilizou um explosivo, mas não conseguiu arrombar o cofre do caixa. Eles levaram três computadores do estabelecimento.



Já no mês de dezembro, um roubo a posto de combustíveis na Avenida Dom Helder Câmara, em Quintino, Zona Norte do Rio, terminou com uma grande explosão. O estabelecimento ficou completamente destruído. Na época, três homens, um deles armado, renderam os funcionários e usaram explosivos para abrir o cofre e fugiram em seguida. 


Outro caso


Ainda nesta segunda-feira (3), criminosos explodiram um caixa eletrônico durante tentativa de assalto a um posto de combustível no Engenho de Dentro, na Zona Norte. O caso ocorreu na Avenida Amaro Cavalcanti, próximo ao Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão. Segundo a Polícia Militar, suspeitos armados renderam funcionários do estabelecimento e usaram explosivos para abrir o cofre. A explosão danificou a estrutura do posto, espalhando diversos objetos pelo pátio.


A ocorrência foi registrada na 26ª DP (Todos os Santos) e uma perícia foi feita no posto. Investigações também estão em andamento para apurar a autoria do crime.