Operação mira influenciadores suspeitos de causar incêndio criminoso no Parque da Prainha
Chamas destruíram área de preservação ambiental, além de também matar animais naturais do local
Por: O Dia
Publicado em: 14/03/2025
Rio - A Polícia Civil e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram uma operação, nesta sexta-feira (14), contra influenciadores digitais suspeitos de envolvimento em um incêndio criminoso, que destruiu a área de preservação ambiental da Mata Atlântica do Parque Natural da Prainha, no Recreio, na Zona Oeste, além de matar animais naturais do local.nhas foram ouvidas e diligências estão em andamento para apurar os fatos.
Segundo as investigações, Wesley Silva Nascimento, conhecido como "Raio Motoboy", Luiz Fernando Faria Rocha, o "Nando Rocha", João Vitor Santana Dias e um quarto homem, ainda não identificado, chegaram no estacionamento do parque em um carro, transportando uma moto em um reboque, e começaram a soltar rojões em direção à área de vegetação. De acordo com a corporação, o objetivo era promover rifas ilegais divulgadas nas suas redes sociais.
O crime ocorreu na última terça-feira (11). O ato começou um incêndio de grande proporção, que suprimiu uma área de 45 m², além de causar a morte da fauna nativa. Os suspeitos fugiram logo depois. O Inea comunicou o fato para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que iniciou a investigação. Posteriormente, a Delegacia de Consumidor (Decon) também começou a apurar os delitos.
O grupo responderá pelos crimes de associação criminosa, crime contra a economia popular e exploração de jogos de azar. A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro endereços dos suspeitos.
Em postagens nas redes sociais, Wesley negou as acusações. "Estão usando minha imagem e me acusando de uma coisa que eu não fiz. Estão dizendo eu taquei fogo em mata. É tudo mentira. Eu não taquei. Estou indo na Cidade da Polícia prestar esclarecimentos e, se Deus quiser, não acontecerá nada comigo. Se verem o vídeo que estão mostrando, eu botei os fogos para o mar e o Nando também. Tem nada a ver com mata", disse.
A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos.
Influenciadores
Wesley Nascimento e Luiz Fernando Rocha são dois criadores de conteúdo para a internet que utilizam motos para divulgar seus trabalhos. O primeiro, conhecido como "Raio Motoboy", possui 449 mil seguidores em sua rede social e grava vídeos de humor trabalhando como mototaxista e em corridas por aplicativo.
Já Nando Rocha, que possui 716 mil seguidores no Instagram, faz conteúdos humorísticos interagindo com pessoas no trânsito. Em uma das postagens, o homem deu um tapa no capacete do cantor Nego do Borel, que era garupa de uma moto.