Operação mira quadrilha que aplicava golpe de empréstimo em idosos
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Rio, Queimados, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.
Por: O Dia
Publicado em: 16/07/2025
Uma quadrilha especializada em aplicar golpes de empréstimo consignado em idosos foi alvo de operação na manhã desta quarta-feira (16). Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Rio, na Baixada Fluminense, em Queimados e Nova Iguaçu, e na Região da Costa Verde, em Angra dos Reis.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo tinha acesso a dados das vítimas. Para realizar a fraude, os suspeitos entravam em contato com elas e as enganavam, afirmando que poderiam quitar dívidas anteriores a partir de um novo pagamento para contas de terceiros.
Os idosos só descobriam o golpe no mês seguinte, quando a nova parcela do empréstimo era cobrada. Quatro pessoas procuraram as autoridades, mas segundo as buscas, outras vítimas podem ter sido alvos do grupo.
A Justiça autorizou bloqueios de R$ 500 mil dos envolvidos, além da quebra de sigilo de dados dos investigados.
O delegado do Consumidor, Wellington Vieira, afirmou que os idosos eram abordados por telefones e deu detalhes de como os suspeitos conseguiam seus dados. "Há suspeitas de conluio com funcionários que tivessem informações privilegiadas dentro do instituto. Ainda há muito para se chegar nessa conclusão, mas está tudo direcionando para este caminho", disse.
Como se prevenir deste golpe?
De acordo com Adriano Volpi, do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes devem sempre desconfiar de sites que ofereçam crédito com condições vantajosas. "Sempre pesquise e verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos", afirmou.
A Febraban também alerta que os bancos nunca ligam pedindo senha nem o número do cartão ou ainda para que o cliente faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta e nunca pedem que as pessoas façam transferências para contas de terceiros.