Obras do MUVI, em São Gonçalo, estão avançando

Projeto é parceria entre Governo do Estado e Prefeitura



Por: O Dia

Publicado em: 29/01/2025

São Gonçalo: projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais e prevê a criação de um novo corredor viário

Foto: Fábio Guimarães

As obras no trecho 4 do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, estão avançando. No local, estão sendo feitas instalações de manilhas para rede de drenagem e construídas vagas para estacionamento, no trecho entre o Clube Mauá até o Hospital Samcordis.


O trecho 4 do MUVI vai do bairro Estrela do Norte até o 7° Batalhão da Polícia Militar, na Trindade, onde uma equipe também está trabalhando com rede de drenagem, construção de calçadas e ciclovia. O projeto do MUVI está sendo executado graças a uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com investimento de R$ 287 milhões. Obras seguem em andamento também nos trechos 1, 2, 3 e 5.


O prefeito Capitão Nelson acompanha de perto o desenvolvimento do projeto. "Eu agradeço ao governador Cláudio Castro pela ajuda. Esse projeto está transformando São Gonçalo e melhorando a vida dos munícipes. Escuto as pessoas falando como conseguem agora atravessar o município de forma mais rápida e vamos seguir melhorando a nossa cidade", disse.


O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também reforçou a importância do projeto para São Gonçalo. "Participar ativamente do processo de transformação da minha cidade de São Gonçalo é algo que me enche de orgulho. Em 2024, enquanto secretário de Estado das Cidades e sob a liderança do governador Cláudio Castro, avançamos com as obras do MUVI, que já conta com intervenções em cinco dos seus seis trechos e já alcançou mais de 43% de execução", afirmou.


O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e prevê a criação de um novo corredor viário, com pistas preferenciais de ônibus e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, trecho onde são previstas várias intervenções urbanísticas e de paisagismo. O corredor viário terá 18 quilômetros de extensão.