Nilópolis terá quatro dias de folia na Mirandela

‘Folia Raiz – Festa Sustentável’ é o tema do carnaval deste ano, que terá a animação das bandas Dó, Ré, Mi, Fáz Brincar e V-Trix


Por: Redação

Publicado em: 13/02/2026

Festa vai acontecer nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a ‘Folia Raiz – Festa Sustentável’, tema do carnaval deste ano, com o apoio de diversas secretarias municipais, na Praça Orlando Hungria, também conhecida como Praça dos Estudantes, no Centro. A festa contará com bailinho infantil e festa para os adultos nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro.


O grupo Dó Ré Mi Fáz Brincar vai animar os pequenos a partir das 17h30. E, à noite, a banda V-Trix animará o público adulto. O credenciamento das crianças para os bailes diários do Nilokids será feito a partir das 16h, com distribuição de 1500 pulseiras diariamente, recreação com pintura facial e ambientação das crianças. A Praça dos Estudantes fica na esquina da Estrada Mirandela com a Rua João Pessoa.


NiloKids


A criançada precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Ali, os pequenos poderão entrar na arena às 16h30, que estará montada para poderem se divertir com atividades criativas, um DJ e a banda. Animadores estarão vestidos de personagens de desenhos animados e vão brincar com as crianças na área gradeada em volta do palco. Haverá, ainda um desfile de fantasias mirins e gincanas.


Banda V-Trix


A partir das 21h, os foliões vão dançar ao som da playlist irada de um DJ e, das 22h30 às 2h, sambas e marchinhas de carnaval serão ouvidos nas vozes dos intérpretes da banda V-Trix. Durante o intervalo, o DJ retorna ao palco para embalar os foliões. Serão distribuídas camisinhas masculinas e femininas e os organizadores vão instalar um bebedouro na praça como ponto de hidratação para os foliões.


Entre os descansos dos músicos, serão divulgadas campanhas contra o feminicídio, homofobia, racismo e pedofilia. Além disso, os apresentadores vão explicar o motivo da escolha do tema da festa. “Nos inspiramos nas ações da COP 30, atividades ligadas ao meio ambiente realizadas no Parque Natural Farid Abrão e falaremos sobre a importância da reciclagem do lixo”, listou o secretário de Cultura, Antônio Costa.


Objetos que são proibidos


Os produtores do evento orientam os foliões a seguirem normas para brincar o carnaval com segurança, proibindo a entrada com os seguintes objetos: artefatos pirotécnicos e fogos de artifício, armas de fogo, armas brancas, tesoura e garrafas de vidro. Também não será permitido levar animais, com exceção de cães-guia.


Acontecerá, ainda, a coroação da corte momesca durante a abertura do evento no sábado de carnaval, a partir das 21h. E os integrantes vão participar todos os dias, animando quem for brincar ao som de sambas tradicionais. O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estarão presentes e disponibilizam os seguintes contatos, respectivamente: 98177-6276 e cmdcanilopolis3@gmail.com.


Atuação do Conselho Tutelar


Durante o Carnaval, os conselheiros tutelares irão trabalhar em regime de plantão, atendendo o número de telefone divulgado para garantir proteção e auxiliar sempre que necessário. Eles pedem atenção redobrada com as crianças e adolescentes.


E orientam: se perceber qualquer situação de risco, aja imediatamente. Procure um agente da prefeitura ou da organização do evento, se encontrar uma criança perdida e, para denúncias anônimas, ligue para o disque 100. O atendimento é gratuito, funciona 24h.


A organização do Carnaval 2026 envolve as seguintes secretarias: Cultura, Turismo, Eventos e Juventude; Segurança, Transportes, Governo; Comunicação e Marketing, Cidadania e Desenvolvimento Social.