Neguinho da Beija-Flor será enredo de escola de samba no carnaval do Uruguai
Intérprete veterano irá se aposentar no desfile de sua escola, na Sapucaí, em 2025
Por: O Globo
Publicado em: 03/01/2025

Neguinho da Beija-Flor: veterano com 50 carnavais à frente da escola de Nilópolis vai se aposentar no carnaval 2025, ano em que será enredo... no Uruguai — Foto: Leo Martins / Agência O Globo / 10-01-2024
Olha o Neguinho da Beija-Flor aí, gente. O intérprete veterano, que desde o carnaval de 1976 é titular do microfone da escola de Nilópolis, irá se aposentar neste ano. Meses antes de desfilar, em março, à frente da soberana, o artista anunciou outra novidade: que será enredo de uma agremiação, mas do carnaval uruguaio.
"Flores em vida... Neguinho da Beija-Flor, a voz da Sapucaí" é o tema do desfile da escola de samba (ou melhor, "escuela de samba"), Garra y Corazón. O próprio intérprete agradeceu à "linda homenagem", destacando que, além da Beija-Flor de Nilópolis, sua carreira conta ainda com carnavais na escola Leão de Nova Iguaçu, ou no tradicional Cordão do Bola Preta.
"Iremos desfilar no dia 1 de março, sábado. Farei de tudo para estar presente e receber pessoalmente essa homenagem", detalhou o intérprete em publicação em sua conta do Instagram, no fim do ano. A escola que o homenageará, por sua vez, afirmou ser uma "honra" homenagear Neguinho. "Muito obrigado por tudo o que você fez e faz pelo mundo do samba", diz a mensagem compartilhada pelo perfil da agremiação uruguaia.
No Uruguai, os desfiles, realizados na cidade de Artigas, serão em 1º, 2 e 3 de março. A Federação de Escolas de Samba de Artigas (Fedesa) se vangloria que esse é o "maior espetáculo a céu aberto do país".
Desfile homenageando Laíla marca despedida
Com 75 anos, Neguinho da Beija-Flor anunciou, em novembro, que irá se aposentar da Avenida. Mais longevo entre seus colegas, o intérprete deu voz aos 14 títulos conquistados pela azul e branco de Nilópolis.
Em 2025, seu amigo, Laíla — carnavalesco que marcou época na Beija-Flor e que morreu em 2021, vítima da Covid-19 — será o enredo da agremiação, que conquistou seu último campeonato em 2018.