Metrô tem 11 estações fechadas após queda de muro sob trilhos no Engenho da Rainha

O desabamento ocorreu devido a um reparo da Águas do Rio no local




Por: O Dia

Publicado em: 09/04/2025

Obras da Águas do Rio provocou queda de muro do metrô

Reginaldo Pimenta/Agência O DIA




Rio - A circulação da Linha 2 do MetrôRio, na Zona Norte, foi afetada na manhã desta quarta-feira (9), após um muro desabar em cima dos trilhos na altura do Engenho da Rainha, na mesma região, devido a um reparo emergencial na rede de água. Ao todo, 11 estações estão fechadas, provocando transtornos entre mais de 57 mil passageiros. O serviço só foi normalizado por volta das 11h, cerca de quatro horas após o incidente.


O muro divide a linha férrea da Avenida Martin Luther King Júnior, que teve uma faixa interditada. De acordo com o Centro de Operações Rio, para quem seguia no sentido Del Castilho, trânsito sofreu com retenções de Irajá até Inhaúma. No sentido Baixada, a lentidão ocorreu na altura do Engenho da Rainha e de Irajá. Agentes da Guarda Municipal e da Águas do Rio atuam no local.


Nas redes sociais, usuários do MetrôRio comentaram sobre os transtornos. Em imagens é possível ver estações lotadas em meio ao tumulto.


"Acabei de pagar R$12 de uber pra chegar no metrô. Cheguei e me deparo com essa situação. E agora? Meu dinheiro foi pro ralo porque não tem metrô. Como que eu chego no trabalho? Muita incompetência!", reclamou uma passageira.


"O carioca acorda 5h da manhã já sendo humilhado pelo MetrôRio. A passagem é a mais cara do Brasil, o serviço é o pior da América Latina", disse outro.

"Como se não bastasse as estações sujas, escadas rolantes paradas, manutenção que dura dias e dias, mais essa agora", afirmou mais um.


Conserto e falta d'água


Em nota, a Águas do Rio informou que as suas equipes estavam atuando na Avenida Martin Luther King Júnior, no Engenho da Rainha, em um reparo emergencial de um vazamento em uma tubulação de grande porte, que teve início na tarde de terça (8), quando houve a queda de um muro do metrô. 


No momento, os funcionários da empresa seguem trabalhando tanto na remoção dos escombros que atingiu os trilhos, quanto no conserto do vazamento. A retirada dos destroços do muro está sendo realizado em conjunto com equipes da MetrôRio. Ao final dessa etapa, a estrutura será reerguida no local.


Sobre a obra na tubulação, por conta do incidente, a previsão é que seja concluída nesta quinta-feira (10). O abastecimento de água está temporariamente reduzido nos seguintes bairros: Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho e Rocha.

Após a conclusão, o retorno do abastecimento nessas regiões entrará em processo de normalização gradativa e a concessionária orienta os clientes a fazerem o uso da água para atividades prioritárias.


Reforço nos transportes


Para atender a demanda de passageiros, a SuperVia, concessionária responsável pelo sistema ferroviário, informou que disponibilizou trens extras no ramal Belford Roxo para atender aqueles que embarcam na Pavuna.


Já o Rio Ônibus disse que seis linhas que fazem ponto final em frente à estação Del Castilho do Metrô foram provisoriamente estendidas até Maria da Graça:


610 - Del Castilho x Tanque
611 - Del Castilho x Camori
m613 - Del Castilho x Vargem Grand
e614 - Del Castilho x Alvorad
a616 - Del Castilho x Fundã
o913 - Del Castilho x Fundão