Mais de 260 famílias de loteamento em Bangu recebem título de propriedade definitiva

Com documento, famílias poderão vender imóvel, acessar linhas de crédito e participar de programas habitacionais






Por: O Dia

Publicado em: 25/08/2025

Eduardo Paes acompanhou entrega de RGI em loteamento

Fabio Motta / Prefeitura do Rio




Rio - O domingo (24) foi especial para 268 famílias que moram no Loteamento Sociólogo Betinho, em Bangu, na Zona Oeste. Após longa espera, elas receberam da prefeitura os títulos definitivos de propriedade. O Registro Geral de Imóveis, nome oficial do documento, reconhece legalmente a posse.

A partir de agora os proprietários também poderão vender o imóveis, acessar linhas de crédito, participar de programas habitacionais e melhorias urbanísticas.

"Esse documento representa para mim uma segurança da moradia, que comprova que a casa é minha. Todos nós precisamos desse documento. É especial para mim, se algum dia eu precisar vender ou alugar eu tenho como fazer isso", comemorou a dona de casa Karen Ribeiro Gomes, de 32 anos.


Além da entrega, realizada no domingo, os moradores já haviam recebido mais de 280 Termos de Reconhecimento de Moradia (TRMs), que abriu caminho para a titulação definitiva.

Para o secretário municipal de Ação Comunitária, Gustavo Freue, os títulos representam mais cidadania para os beneficiados. "Esse documento não somente proporciona segurança para os moradores, como também todos os direitos adquiridos por meio da propriedade".



O prefeito Eduardo Paes também teve na cerimônia. "O imóvel que tem a situação regularizada vale muito mais do que um imóvel numa situação não regularizada. Nós queremos que nossos filhos tenham uma vida melhor do que a nossa. Algo que sempre nos preocupa, é a estabilidade, é ter a casa própria regularizada para deixar aos nossos filhos. O que entregamos hoje é mais segurança. Vocês estão ganhando uma garantia real de propriedade. Isso é transformador", afirmou.