Jovens negros dos municípios de Queimados e Paracambi serão contemplados com as ações do Plano Juventude Negra Viva
Iniciativa do Governo do Brasil prevê mais acessos de jovens negros a emprego, lazer, educação e esporte
Por: Redação
Publicado em: 24/10/2025
Jovens negros dos municípios de Queimados e Paracambi, no estado do Rio de Janeiro, serão contemplados com as ações do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve nos municípios nesta quinta-feira (23) para formalizar junto aos prefeitos, Glauco Kaizer e Andrezinho Ceciliano, a adesão à política.
Nascida no Complexo da Maré, a ministra Anielle Franco destacou, no ato da assinatura, a importância da origem e da implementação do Programa Juventude Negra Viva em espaços periféricos de resistência, criatividade e mobilização social, como Queimados e Paracambi. “A gente só bota o coração onde nosso pé já pisou. Tive acesso a algumas oportunidades e consegui pensar e sonhar o PJNV, para que outras pessoas também tenham os mesmos acessos. Não é somente pensar o combate à violência que existe em nosso país, mas também pensar em emprego, lazer, educação e esporte para que esses jovens possam existir.”
Com as adesões, os municípios passam a integrar o pacto nacional de execução do PJNV, articulando ações conjuntas entre o Governo do Brasil, entes federados para promover equidade, dignidade e oportunidades às juventudes negras brasileiras.
O secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério Igualdade Racial (MIR), Tiago Santana, reconheceu que esses territórios que são considerados de vulnerabilidade social, são também de muita potência e precisam de uma política efetiva que contribua para a garantia da vida da juventude negra, que tem todo o direito de pensar um Brasil mais inclusivo. “O Ministério da Igualdade Racial colocou o PJNV na centralidade do governo como uma ação prioritária, a partir das políticas de igualdade racial e de juventude. Estas devem ser adesões de compromisso e um pacto de longo prazo, porque a gente passa, mas essas políticas ficarão”, ressaltou.
As adesões também simbolizam um avanço importante na interiorização das políticas de igualdade racial, com foco em territórios historicamente marcados por desigualdades sociais e fortalece a presença da política pública na Baixada Fluminense – uma das regiões com maior concentração de juventudes negras no país.
Gestão Municipal – O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, destaca a necessidade urgente de vencer os desafios que a juventude negra passa nesse país, principalmente no estado do Rio de Janeiro, onde a violência é uma realidade presente. “A violência contra jovens negros é um dado estatístico. O PJNV é uma ação afirmativa de preservação dessas vidas e de estender a cada uma delas, todas oportunidades para tenham suas potencialidades reconhecidas e consigam construir sua própria história”, destaca.
Entusiasmado, o prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano, declarou que a adesão do município ao PJNV auxiliará na consolidação da cidade como um lugar mais fértil, onde a juventude negra possa desabrochar, aprender e se fortalecer através das ações e políticas da luta antirracista. “Quero reafirmar meu compromisso como prefeito, vamos trazer muitas empresas para gerar emprego e fazer nossa população se desenvolver, trabalhar e dar orgulho para o lugar onde vive”, afirma.
O Governo do Brasil já está presente no município de Queimados por outras ações de proteção social, saúde, educação, emprego e renda, cultura e políticas para mulheres por meio de programas como o Bolsa Família, Mais Médicos, Pé-de-Meia e Minha Casa Minha Vida.


