Jovem de Barra Mansa tem realidade transformada pela Fábrica de Óculos
Jullius, de 13 anos, havia até perdido um ano letivo por conta de problema sério de distorção da visão
Por: O Dia
Publicado em: 07/04/2025
Barra Mansa - O início do mês de abril de 2025 representou um momento bastante especial de transformação na vida do jovem Jullius de Souza Cunha, de 13 anos. Morador do bairro Vila Independência e estudante do sexto ano na Escola Municipal Joaquim Maria da Silva, ele acaba de receber os novos óculos que vão mudar seu dia a dia e permitir que ele possa viver com mais conforto e plenitude. O acessório foi entregue pela Fábrica de Óculos, um equipamento que funciona no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, em um trabalho conjunto das Secretarias de Educação e Saúde.
"Mesmo com as aulas de reforço, o Jullius não estava melhorando nem conseguindo concluir as tarefas. Então, a escola me procurou levantando a possibilidade de que seria um problema de visão. Logo em seguida, eu procurei o posto de saúde e agendei uma consulta com oftalmologista", relatou Aline.
O jovem foi encaminhado para atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde passou por uma consulta em que ficou evidente que ele tinha uma dificuldade para enxergar muito acentuada para sua idade. Após realização de exames, Aline foi informada de que o filho tem uma condição chamada ectasia corneana, que ocasiona astigmatismo irregular e assimétrico. Um dos principais sintomas é visão distorcida e embaçada. “Eu fiquei surpresa com o resultado, porque nunca havia percebido algo antes. Desde bebê, ele fez todos os exames de rotina, como o teste do olhinho, e nunca tinha aparecido qualquer alteração”, contou a mãe.
Através das redes sociais, Aline conheceu o trabalho da Fábrica de Óculos. No local, ela foi recepcionada pelo gerente, Joel Valcir Pereira, e a equipe da unidade. “Diante da gravidade do caso, eles se colocaram à disposição para ajudar a solucionar o problema o mais rápido possível, inclusive já fazendo o pedido das lentes enquanto eu estava no local”, relatou a mãe, destacando ainda que a equipe se comprometeu também em agilizar os exames necessários, já que Jullius precisa fazer acompanhamento a cada três meses.
Joel Valcir, gerente da Fábrica de Óculos, ressaltou que casos como o apresentado pelo jovem são tratados como prioridade no local. “De imediato, nossa equipe se mobilizou para que o atendimento do Jullius ocorresse com urgência, sobretudo por causa da perda do ano letivo e da necessidade de desenvolvimento de suas atividades cotidianas e de aprendizado. Além disso, os óculos que ele recebeu têm lentes de alto custo e não são fáceis de confeccionar. Com esse projeto de visão do município e o empenho de toda a equipe, nós estamos felizes por termos cumprido mais uma missão com afinco”, comunicou o gerente.
Para o jovem que tinha grande dificuldade para ler legendas na televisão e ver as informações no quadro durante as aulas, o momento é de recomeço e novas possibilidades. "Eu me sinto bem melhor agora, porque sei que não vou ter mais problema para enxergar. Vou poder acompanhar melhor as aulas e estudar sem preocupação", contou sorridente o estudante, bem contente ao se ver no espelho com os óculos novos.
Após a entrega, Jullius e sua mãe ainda foram recebidos no gabinete pelo prefeito Luiz Furlani e pela vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves.
Atendimento
A Fábrica de Óculos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h. A unidade atende estudantes da rede municipal (de 0 a 15 anos) e idosos (a partir de 60 anos) atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Instituição de Longa Permanência para Idosos - Vila Vicentina e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).