'Inaceitável': Após rebaixamento, Unidos de Padre Miguel critica notas dos jurados
A escola da Zona Oeste recebeu apenas quatro notas 10, de 36 possíveis
Por: O Dia
Publicado em: 06/03/2025

Alexandre Louzada e Lucas Mulato deram ótimo visual à Unidos de Padre Miguel
Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Após o rebaixamento para a Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel classificou as notas que recebeu como "baixas e injustas" e o resultado como "inaceitável". Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (5), a escola destacou que realizou um desfile digno, vibrante e emocionante, mas que os jurados não enxergaram dessa forma.
"A Unidos de Padre Miguel entrou na Sapucaí com garra, emoção e a força de sua comunidade, confiante de que seguiria no Grupo Especial. Sabíamos que não seria fácil, reconhecemos que cometemos algumas falhas, mas nada que justificasse as notas tão baixas e injustas que recebemos. O resultado do julgamento é inaceitável e não condiz com o que apresentamos na Avenida. O que vimos na Sapucaí foi um desfile digno, vibrante e emocionante, reconhecido pelo público e por tantos apaixonados pelo Carnaval. Infelizmente, os jurados não enxergaram da mesma forma", informou a escola.
Os diretores da agremiação deixaram a Cidade do Samba sem falar com a imprensa. Ainda na nota, a UPM reforçou que almeja retornar para o Grupo Especial.
"Apesar desse duro golpe, a UPM segue firme, com sua história, sua tradição e sua gente. O amor pelo samba e a garra de nossa comunidade são maiores do que qualquer resultado. Vamos nos reerguer e voltar ainda mais fortes, porque o nosso lugar é no Grupo Especial", conclui a nota.
Nas redes sociais, a torcida também ficou na bronca com os jurados. Segundo as publicações, a escola não merecia ter ficado na última colocação do principal escalão do carnaval do Rio e pode ter sido vítima da falta de "tradição" na principal divisão da folia.
"Resultado injusto e triste pra Unidos de Padre Miguel. Infelizmente a bandeira pesou mais uma vez na apuração e isso é revoltante", comentou um usuário do X, antigo Twitter. "Vou assistir de novo ao desfile da Unidos de Padre Miguel, porque não é possível. Tiraram eles para Cristo", compartilhou outro.
A escola de Padre Miguel foi a primeira a entrar na Sapucaí pelo Grupo Especial, na noite do último domingo (2). Com o enredo 'Egbé Iyá Nassô', a escola homenageou o primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, reforçando a resistência da população negra e das mulheres africanas.
"Tiveram escolas infinitamente piores do que ela. Injusto demais", questionou mais um usuário, em publicação no X.
Antes mesmo do fim da apuração, torcedores da escola já criticavam a avaliação dos jurados: "O que estão fazendo com a Unidos de Padre Miguel é um absurdo".
A escola da Zona Oeste recebeu apenas quatro notas 10, de 36 possíveis, além de 15 notas, 9,9, 16 notas 9,8 e uma 9,7. O resultado deixou a agremiação com 266,8 pontos, a nove décimos da 11ª colocada, a Mocidade Independente de Padre Miguel.