Idosa de 110 anos é homenageada ao receber alta em hospital de Niterói

Moradora de São Gonçalo, Nair faz parte do seleto grupo de idosos com mais de 100 anos na cidade





Por: Bia Urgal, Tupi.fm

Publicado em: 22/02/2025

Idosa de 110 anos é homenageada após receber em hospital de Niterói

Foto: Divulgação/Governo

Após oito dias de internação no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Nair Umbelina de Jesus, de 110 anos, recebeu alta nesta sexta-feira (21). Antes de deixar a unidade, a idosa foi homenageada por médicos, enfermeiros e funcionários, que organizaram uma pequena celebração com bolo e doces.


Após se deliciar com um brigadeiro, Nair fez questão de agradecer: “Todos cuidaram muito bem de mim. Estou muito feliz porque vou para casa, mas gostaria de agradecer a cada um de vocês. Que Deus os proteja”, disse.


Moradora de São Gonçalo, Nair faz parte do seleto grupo de idosos com mais de 100 anos na cidade, que, segundo o Censo 2022 do IBGE, tem 97 centenários.


Durante a internação, ela surpreendeu a equipe com sua vitalidade, caminhando e se alimentando sozinha.

“Ela sentou sozinha no leito, se alongou, pediu balas, bombons e docinhos para toda equipe médica e de enfermagem. Tenho que controlar mamãe, senão ela come doce o dia todo. “, brincou uma das filhas da idosa.


Diagnosticada com celulite infecciosa na perna esquerda, a idosa foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Segundo a coordenadora da Clínica Médica do Heal, Rosilene Moraes, a alta seguiu os protocolos do projeto de desospitalização, permitindo que o tratamento continue em casa, com suporte da família e da rede municipal de saúde.


“É a transição do cuidado do ambiente hospitalar para o ambulatorial, de forma segura, garantindo a continuidade do cuidado. No caso da dona Nair o término do esquema de antibiótico será em casa, por via oral, com suporte da família e da atenção básica do município onde reside”, explicou Rosilene.


Mãe de oito filhos, Nair tem 18 netos, 20 bisnetos e sete tataranetos.



Uma de suas filha, Rosa Helena Luiza Tavares Marins, de 57 anos, destacou a força e generosidade da mãe. “Ela é uma referência para a família”, afirmou.