História de professor de judô da Vila Olímpica de Nova Iguaçu vira documentário

César Romeu, que dá aulas do esporte há 27 anos, promete inspirar telespectadores



Por: Extra

Publicado em: 14/02/2025

César Romeu ganhará documentário contando sua trajetória inspiradora no judô em Nova Iguaçu — Foto: Divulgação

César Romeu, judoca e professor na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, terá sua trajetória transformada em documentário. Aos 73 anos de idade, e 27 dedicados ao ensino de judô, Romeu é considerado uma lenda do esporte na região. o filme “Sensei: O Legado de César Romeu”, previsto para ser lançado em março, vai contar a história do atleta.


O documentário inspirador retrata a trajetória de César, que ao longo de décadas, vem formando atletas. Alunos e colegas falam sobre seu imenso compromisso e paixão pelo esporte, em lições aprendidas dentro e fora do dojô.


— É gratificante ver minha vida e carreira em um documentário. Sou grato porque estão mostrando e valorizando meu trabalho. Gosto de trabalhar com formação de atletas, sou um verdadeiro caça-talentos de Nova Iguaçu. Muitos praticam o esporte para competir e outros por questões de saúde. Aqui dentro, no dojô, o pai e mãe sou eu — diz César Romeu.


Com uma trajetória que mistura experiência e humildade, César é conhecido por seus alunos como ‘Sensei’. Ele começou sua jornada esportiva na capoeira e no jiu-jitsu, mas foi no judô que encontrou seu verdadeiro propósito.


— O judô é minha paixão. Não existe esporte como ele. Foi nele que me encontrei — conta o atleta.



As aulas de judô acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h para alunos de 3 a 11 anos, das 18h às 19h e 19h às 21h para alunos a partir de 12 anos. Já aos sábados, os treinos são realizados das 10h às 11h para crianças de 3 a 11 anos, e de 11h às 12h para alunos a partir de 12 anos. Para se matricular, basta procurar a Vila Olímpica de Nova Iguaçu, na Avenida Governador Portela.