Fiscalização na Central do Brasil identifica ônibus 'quentões' e empresas serão notificadas sobre o ar-condicionado

Multa pode passar de R$ 13 milhões



Por: Extra

Publicado em: 28/01/2025

Fiscalização na Central do Brasil identifica ônibus sem ar-condicionado e empresas serão notificadas — Foto: Divulgação

O Procon-RJ e a Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (SEDCON) realizaram uma ação de fiscalização no terminal Procópio Ferreira, na Central do Brasil. De 50 ônibus fiscalizados, dez deles estavam sem ar-condicionado. Por isso, os órgãos informam que notificarão as empresas para prestar esclarecimentos. O prazo para apresentar defesa é de 15 dias, sob pena de multa que pode passar de R$ 13 milhões.


Segundo Gutemberg Fonseca, secretário estadual de Defesa do Consumidor, além de denúncias, essas fiscalizações também consideram o noticiário, como um episódio da semana passada em que uma passageira da linha 388 (Cesarão-Candelária) desmaiou durante uma viagem num veículo com o ar-condicionado desligado.


Desde o último domingo, o EXTRA mostra, por exemplo, que o número de passageiros do transporte coletivo vem caindo nos últimos anos também porque os cidadãos estão buscando em carros de aplicativo, por exemplo, o conforto que não encontram em ônibus e trens.


A falta de climatização estaria entre esses fatores repulsivos, já que está frequentemente na lista de reclamações dos passageiros. Em 2015, trens, metrô, barcas, vans intermunicipais e ônibus contabilizavam mais de 2,4 bilhões de passageiros. O número caiu para 1,39 bilhão em 2024.