De volta à prefeitura, Dr. Rubão demite toda a equipe de Haroldinho em Itaguaí

O parlamentar ocupava o cargo de prefeito durante o processo judicial que impediu Rubão de assumir a cadeira, mesmo tendo vencido as eleições de 2024.


Por: Lucas Luciano, Tempo Real

Publicado em: 20/06/2025

Rubão foi impedido de assumir a cadeira durante briga na Justiça, mesmo tendo vencido as eleições de 2024 - Foto: Reprodução/Redes sociais

No mesmo dia em que foi empossado e retornou à Prefeitura de Itaguaí, na Baixada Fluminense, Dr. Rubão (Podemos) não perdeu tempo e exonerou toda a equipe da gestão interina de Haroldinho Jesus (PDT), presidente da Câmara Municipal da cidade. O parlamentar ocupava o cargo de prefeito durante o processo judicial que impediu Rubão de assumir a cadeira, mesmo tendo vencido as eleições de 2024.


O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (18). Nele, o prefeito exonerou os representantes do executivo da gestão de Haroldinho, incluindo secretários municipais, além do procurador-geral, do controlador-geral e do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itaguaí (Itaprevi).


Além disso, por meio de outra portaria publicada no mesmo dia, Rubão anunciou a nova equipe que irá acompanhá-lo em seu terceiro mandato à frente da prefeitura.


Briga judicial e expediente suspenso na Câmara


O retorno de Rubão à Itaguaí não foi simples nem rápido. Depois de uma intensa disputa judicial, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu efeito suspensivo autorizando sua diplomação e posse no cargo. Contudo, na terça-feira (17), um dia após a publicação da decisão, a Câmara suspendeu o expediente. Por isso, ele só pôde tomar posse na quarta-feira.


Em postagem nas redes sociais, a Câmara de Itaguaí alegou problemas no fornecimento de energia e culpou a Light por fechar as portas dois dias antes do feriadão de Corpus Christi (19). A Light, no entanto, negou o registro de qualquer problema técnico na região.