Com homenagem a Lula, Acadêmicos de Niterói é rebaixada
A escola teve problemas na dispersão e recebeu apenas duas notas 10
Por: Redação
Publicado em: 18/02/2026
A Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. A escola fez sua estreia no grupo especial neste ano. Ao longo da apuração, ela recebeu apenas duas notas 10.
Com o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", a Acadêmicos de Niterói contou a história do presidente Lula, da infância até a Presidência da República.
A escola teve problemas na dispersão, com alegorias que ficaram presas na saída da avenida. O fim da apresentação teve correria e a alegoria continuou no local após o término do desfile. A escola seguinte, a Imperatriz, afirmou que foi prejudicada pelo incidente.
O enredo da escola foi alvo de pelo menos dez ações judiciais e representações no Ministério Público e no TCU que tentaram impedir o desfile ou suspender e reverter repasses de recursos públicos.
As iniciativas alegavam que trechos do samba e da apresentação configurariam propaganda eleitoral antecipada do presidente Lula.
O governo federal negou irregularidades, afirmou que não participou da escolha do enredo e sustentou que o apoio financeiro às escolas é recorrente.


