Com cerca de 500 carcaças de carros abandonadas pelas ruas, Nova Iguaçu tem operação para removê-las

Ação visa a não só limpar e desobstruir ruas e calçadas, mas também eliminar focos do mosquito da dengue





Por: Extra

Publicado em: 09/01/2025

Operação Cidade Limpa: carcaças de carros serão removidas das ruas; donos notificados têm 72 horas para recolher veículos — Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Iguaçu

Carcaças de carros abandonadas pelas ruas estão com os dias contados em Nova Iguaçu. O motivo é que, desde a última segunda-feira, uma operação — nomeada de "Cidade Limpa" — foi iniciada pelo município, para remover das ruas esses veículos. Além da limpeza e desobstrução de ruas e calçadas, a ação visa ainda eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito que se prolifera em água parada e que transmite doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.


— Nesse primeiro momento, estamos atendendo uma demanda antiga da população, que era de remover carcaças e sucatas. Lixos como esse impedem a passagem de pedestres e atrapalham o trânsito — observa Fernando Bastos, secretário municipal de Ordem Pública.


O cálculo é que haja mais de 500 carcaças pela cidade. Inicialmente, as equipes circulam pelas ruas do Centro de Nova Iguaçu e de bairros vizinhos, como Silvânia e o Jardim Esplanada. O objetivo é identificar esses veículos abandonados e notificá-los, com prazo de 72 horas para que os donos retirem o veículo da via pública. Caso a carcaça continue no local após o período de tolerância, ela será removida e levada para o depósito público da cidade.


Se o veículo encontrado tiver sinais de deterioração e não tiver mais condições de locomoção, pode ser considerado como sucata ou bem irrecuperável. Moradores podem denunciar o abandono de carcaças à prefeitura, pelo e-mail da ouvidoria do município (ouvidoria@novaiguacu.rj.gov.br). A ação é feita em conjuntos pelas secretarias de Ordem Pública, e de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.

Carcaças em Nova Iguaçu: cálculo da prefeitura é que haja mais de 500 na cidade — Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Iguaçu

A aposentada Márcia Regina Pestana, que mora na Rua Cacique, no bairro Silvânia, há 66 anos aprovou a operação, afirmando que sentia que o endereço "era um cenário de abandono". Segundo ela, agora, resta a retirada do entulho da rua, conforme prometido pela prefeitura.


— Sem as carcaças, já dá um outro visual — comemorou.


Além da limpeza, outro objetivo da ação é a saúde pública, para acabar com focos do mosquito da dengue. Segundo o prefeito Dudu Reina, que assumiu a prefeitura em 2025, apoiado pelo antecessor Rogério Lisboa, a ação se estenderá por toda a cidades, especialmente no verão (estação que vai até março).