Centro oncológico da Unimed Ferj é autuado após denúncias de pacientes
Usuários reclamam de descredenciamento de clínicas, médicos e interrupção do fornecimento de medicamento
Por: Rachel Siston, O Dia
Publicado em: 02/09/2025
O Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, na Zona Sul, foi autuado pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ, nesta segunda-feira (1º), por falhas na prestação de serviços. A fiscalização no centro destinado exclusivamente a pacientes oncológicos aconteceu após denúncias sobre mudanças no modelo de atendimento da Unimed Ferj, que provocou descredenciamento de clínicas e médicos conveniados, além da interrupção do fornecimento de medicamentos.
A fiscalização identificou problemas no centro oncológico, como falta de medicamentos essenciais para o tratamento, inclusive para quimioterapia; espera superior a três horas para atendimento; atraso de mais de quatro horas para o início das sessões de quimioterapia, mesmo com horário agendado; ambiente mal ventilado e extremamente quente; e ausência de canais de comunicação eficazes. Os pacientes relataram que o local só fornece informações de forma presencial, dificultando o acesso de pessoas debilitadas.
Durante a ação, os agentes ouviram relatos de pacientes sobre abandono e negligência no acompanhamento médico, que levaram à autuação. De acordo com os usuários, o Espaço Cuidar Bem não tem estrutura adequada para a demanda e apresenta um cenário de descaso, com impacto direto na continuidade dos tratamentos. A Sedcon e o Procon informaram que vão continuar monitorando o caso.
"É inaceitável que pacientes oncológicos estejam sendo submetidos a essa situação de desamparo, sem medicamentos, em ambientes inadequados e com longas horas de espera. Estamos tratando de vidas. O Estado vai agir com firmeza para garantir que os direitos desses consumidores sejam respeitados. A Unimed Ferj será notificada a prestar todos os esclarecimentos, e responderá por cada falha identificada. Saúde não é favor, é direito", afirmou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.