Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada será integrado com o da capital
Ligação entre os dois núcleos vai facilitar a troca de informações entre as polícias do Rio
Por: Extra
Publicado em: 17/02/2025

Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada será integrado com o da capital — Foto: Divulgação / Rafael Wallace
O Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada Fluminense (CICC-BF), em Duque de Caxias, passou a ser integrado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da capital. Segundo o governo do Rio, a conexão entre os dois centros vai fortalecer as ações de segurança permitindo uma troca de informações mais eficiente entre as forças policiais.
Com a integração entre os núcleos, a intenção é que as policiais consigam responder mais rapidamente às ocorrências.
— O centro da Baixada, integrado ao CICC do Rio de Janeiro, vai fazer com que a gente tenha uma condição muito maior de elucidar crimes, através de um monitoramento conjunto. Investimos em tecnologia, em qualificação, em mão de obra, e desta forma damos mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública no nosso estado — diz o governador Cláudio Castro.
A integração foi oficializada neste sábado num encontro que teve a presença de Castro e dos secretários de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, de Polícia Militar, Marcelo de Menezes Nogueira, e de Polícia Civil, Felipe Curi.
Victor dos Santos explica que a iniciativa faz parte do Consórcio Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), que reúne 19 municípios em um esforço conjunto para reduzir a violência.
— O CISP já tem uma tecnologia bastante avançada, assim como o CICC. Agora, as tecnologias vão conseguir conversar. Será um grande ganho para a segurança pública do estado do Rio de Janeiro e a todos os municípios da Baixada Fluminense — disse o secretário Victor dos Santos