Cariocas lotam o Cadeg para as últimas compras de Páscoa
Tradicional bacalhau foi o produto mais requisitado pelos clientes nesta sexta-feira
Por: O Dia
Publicado em: 18/04/2025
O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica, Zona Norte do Rio, amanheceu agitado, nesta sexta-feira (18), com famílias procurando chocolates e itens para a Páscoa. O tradicional bacalhau, assim como bebidas e azeite, é um dos produtos que mais atrai os consumidores para o polo comercial durante o feriado.
A fisioterapeuta Viviane Vargas, de 49 anos, contou ao DIA que tem o Cadeg como ponto de referência na hora de escolher o que será servido na comemoração da família. Nesta quinta, ela foi atrás de flores para enfeitar a casa durante a celebração, além do famoso bacalhau.
"Eu amo o Cadeg! Já fiz pesquisa em outros mercados e aqui é um lugar para escolher com qualidade. Eu compro aqui o bacalhau, hoje comprei aspargos… A gente consegue encontrar iguarias que a gente não encontra em outros lugares. É uma referência. A gente vem comprar flor, comprar vinho… Então, para minha família, é uma referência", explicou.
Entre os dias 28 de março e 27 de abril, o mercado, que completa 63 anos em 2025, está promovendo o Festival Mesa Santa. Com isso, há ofertas e pratos exclusivos, copos colecionáveis, palestras, caça ao chocolate e atração circense, além da tradicional exposição de carros antigos e a feijoada no Dia de São Jorge.
Ao todo, 23 estabelecimentos participam do festival com pratos de bacalhau, peixes, camarão e outros frutos do mar, abordando a tradição de não comer carne durante o feriado religioso. A analista de marketing Isabela Monteiro, de 30 anos, contou que tem costume de almoçar com a família no Cadeg e, por isso, aproveitou para fazer as compras da Páscoa.
"A gente compra muita planta e vem almoçar aqui. Estamos procurando o bacalhau que a gente vai botar na salada. Já tem todo esse movimento, essa tradição: a gente se encontra na casa da vovó para almoçar. É uma transição super respeitosa que a gente segue na nossa família", contou.
A contadora Carla Goulart, de 57 anos, pontuou que esperava preços mais acessíveis, mas escolheu comprar o bacalhau no Cadeg por confiar na qualidade do produto. Ela é a responsável por escolher a atração principal da celebração entre os familiares.
"Tenho, por hábito, todos os anos comprar o bacalhau. Os preços não estão maravilhosos, mas a qualidade é muito boa. Todo ano, venho aqui comprar o bacalhau", contou.
* Reportagem da estagiária Nayra Freitas, sob supervisão de Iuri Corsini