Apuração do carnaval: veja a classificação geral

Viradouro foi a grande campeã; Niterói volta para a Série Ouro.


Por: Redação

Publicado em: 18/02/2026

Integrantes  da Viradouro comemoram na Cidade do Samba.

Foto: Érica Martin / Agência O Dia

Faltando as notas de um jurado para o fim da apuração do carnaval 2026 do Rio de Janeiro, a Viradouro foi confirmada como campeã.


Os quesitos avaliados, cada um por quatro jurados, são: harmonia, bateria, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, fantasia, comissão de frente, samba-enredo e enredo.


No quesito bateria, as escolas Imperatriz, Beija-Flor Viradouro, Tijuca e Vila Isabel tiraram apenas notas 10. Os jurados foram Hélcio Eduardo, Geiza Carvalho, Nelson Pestana, e Rafael Barros Castro.


Beija-Flor, Salgueiro, Vila Isabel e Viradouro ficaram na liderança após as notas para a bateria, enquanto a Grande Rio caiu.


No quesito mestre-sala e porta bandeira, os jurados foram Eduardo Torres, Raquel Rosa, Fernando Zikan e Viviane Santos. Beija-Flor, Viradouro, Salgueiro, Vila Isabel estão na liderança.


Após a leitura das notas do quarto quesito, alegorias e adereços, as escolas Viradouro e Vila Isabel permaneceram na liderança, com 120 pontos cada. Beija-Flor e Salgueiro caíram para terceiro.


Os jurados foram Tayná Trindade, Walber Ângelo, Aislane Nobre e Madson Oliveira.


A Viradouro conquistou a liderança isolada após as notas do quesito harmonia. Beija-Flor e Salgueiro caíram para o segundo lugar.

Julgaram esse quesito Jardel Maia, Rodrigo Lima, Júlia Félix e Cainã Alves.


No sexto quesito, as fantasias, as notas dos jurados Mariana Maia, Paulo Paradela, Cátia Vianna e Pryscila Dias manteve a Viradouro em primeiro lugar e Beija-Flor e Salgueiro em segundo.


Faltando dois quesitos para o fim da apuração, a Viradouro se mantém na liderança. A diferença é de 0,1 ponto para as segundas colocadas, Beija-Flor e Salgueiro.


Os jurados do quesito enredo foram Fernanda Santos, Johnny Soares, Mônica Mançur e Lucinea Ferreira.


A Viradouro se mantém na liderança no penúltimo quesito, a evolução. Os jurados foram Cristina Tranjan, Gerson Martins, Mateus Dutra e Lucila De Beaurepaire.


Faltando as notas de um jurado no quesito samba-enredo, a Viradouro foi confirmada como campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Os jurados foram Christiano Abelardo, Vanderlir Camilo, Alfredo Del-Penho, Alessandro Ventura.


A Beija-Flor ficou em segundo lugar, com diferença de 0,1 ponto da primeira colocada. Já a Vila Isabel ficou em terceiro lugar com a mesma pontuação, mas a colocação abaixo se deve aos critérios de desempate.


CLASSIFICAÇÃO GERAL


1º - Viradouro: 270.0

2º - Beija-Flor: 269.9

3º - Vila Isabel: 269.9

4º - Salgueiro: 269.7

5º - Imperatriz: 269.4

6º - Mangueira: 269.2

7º - Unidos da Tijuca: 268.7

8º - Grande Rio: 268.7

9º - Tuiuti: 268.5

10º - Portela: 267.9

11º - Mocidade: 267.4

12º - Acadêmicos de Niterói: 264,6