Agetransp e Setram alinham convênio para fiscalizar operação das barcas

A partir deste mês, um novo consórcio assume a gestão, por cinco anos, do transporte aquaviário



Por: O Dia

Publicado em: 05/02/2025

A reunião contou ainda com a presença de outros profissionais da agência reguladora

Divulgação

Representantes do Governo do Estado do Rio se reuniram nesta terça-feira (4) para alinhar a assinatura de um convênio para implementar o sistema de fiscalização da operação das barcas. Estiveram presentes o presidente da Agetransp, Adolpho Konder, e o chefe da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Setram), Rogério Sacchi. A partir deste mês, o Consórcio Rio Barcas assume a operação, por cinco anos, do transporte aquaviário do Estado.


Processo de licitação


O processo foi iniciado em março de 2024, quando a Setram realizou uma audiência pública na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para debater a nova modelagem do serviço com especialistas, usuários e representantes da sociedade civil.


O novo modelo de prestação de serviços foi elaborado para substituir o atual, vigente desde 1998, apontado por estudos da UFRJ como economicamente insustentável. Ele será adotado com um período transitório de 5 anos até que se encontre uma solução definitiva.


A CCR Barcas, que opera o sistema desde 2012, deverá ficar à frente da operação até fevereiro de 2025, conforme o acordo homologado pela Justiça.