Acadêmicos de Niterói é campeã da Série Ouro pela 1ª vez e desfila no Grupo Especial em 2026

São Clemente e Tradição estão rebaixadas e vão desfilar na Intendente Magalhães




Por: G1

Publicado em: 06/03/2025

Desfile da Acadêmicos de Niterói — Foto: Ronaldo Nina/Riotur

A Acadêmicos de Niterói é a campeã da Série Ouro e vai desfilar no Grupo Especial em 2026. O título chega no terceiro desfile da escola no grupo de acesso do carnaval do Rio.


Com o enredo sobre festas juninas, a escola criada em 2018 desfilou na segunda noite, no sábado (1º).


"É muito satisfatório e duas festas folclóricas, culturais e populares se misturaram dentro de uma só. Isso trouxe esse campeonato", disse o carnavalesco Tiago Martins, referindo-se ao desfile que uniu carnaval e as festas juninas.


São Clemente e Tradição estão rebaixadas e vão disputar a Série Prata, na Intendente Magalhães.


Entre as 16 escolas da Série Ouro, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu não foram julgadas – desfilaram como hors-concours – por causa do incêndio, no dia 12, na Maximus Confecções. A fábrica de fantasias pegou fogo, um aderecista morreu e outras 20 pessoas ficaram feridas.


Como foi a apuração


Niterói começou disputando nota a nota com União da Ilha e Porto da Pedra até os três últimos quesitos, quando se isolou na frente. A Estácio de Sá ainda chegou perto após o penúltimo quesito, mas Niterói não perde pontos na bateria e ficou com o título.

 

  1. Acadêmicos de Niterói — 269.5
  2. Estácio de Sá — 269.3
  3. Porto da Pedra — 269.1
  4. União da Ilha — 268.9
  5. União de Maricá — 268.8
  6. Vigário — 268.6
  7. Arranco — 267.7
  8. Acari — 267.5
  9. Em Cima da Hora — 267.2
  10. Inocentes — 267.1
  11. Botafogo — 267.0
  12. São Clemente — 266.0
  13. Tradição — 265.4


O enredo


A Acadêmicos de Niterói levou a festa junina para a Sapucaí com o enredo “Vixe Maria”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins.


A escola contou na Avenida a história de uma das festas mais populares do Brasil. O samba animou as arquibancadas. Os componentes – ou quadrilheiros – cantaram o tempo todo.


"Das festanças nos salões nobres da Europa até a chegada ao Brasil e a transformação em cortejo religioso. 'Vixe Maria' exalta essa expressão nordestina", disse Tiago Martins. "Um carnaval com todos os ingredientes brasileiros: festa, fé, cultura e diversão."


Escola com 6 anos de idade


A Acadêmicos de Niterói foi oficialmente aberta em 2018 e, em 2022, a Acadêmicos do Sossego anunciou a cessão dos direitos de desfile para a Niterói, que estreou na Série Ouro em 2023.


“Quero agradecer demais a toda a comunidade de Niterói e a todo mundo que acreditou no projeto. Agora, é campeão, é Grupo Especial. Chegou, Niterói!”, comemorou o presidente Wallace Palhares ao receber troféu.